quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Fungos da Madeira!!!

Fungos encontrados no Parque!!


Fique Sabendo!!!


Este é o "corpo" de crescimento e consiste em massas de filamentos muito finos (hifas). É o micélio que segrega os enzimas, químicos especiais, que atacam os componentes da madeira e os transformam em materiais mais simples, por exemplo, em açúcares, os quais podem ser usados pelos fungos para a sua alimentação, crescimento e sobrevivência.
Ramificações

O Trapiche!!






Em agosto de 1836, os legalistas desembarcaram na enseada do Porto das Pombas e atacaram os revolucionários do Morro da Fortaleza. Neste morro ainda existem vestígios das trincheiras onde os farrapos instalavam suas baterias de fogo e parte das pedras que formavam uma fortaleza natural. Próximo ao Morro da Grota, são visíveis as marcas de uma ferraria farrapa. Já na Praia das Pombas há restos de um ancoradouro daquela época, conhecido como Ponta do Trapiche.


No Trapiche


Trapiche!


Vista da Praia das Pombas!!



Água
A água é um elemento essencial à
vida do homem e à sua existência em
nosso planeta. Assim, a poluição crescente
de rios, lagoas e mares nas cidades
compromete a qualidade da
água e diminui a quantidade de água
potável, que é indispensável à existência
humana.
A água, além de conduzir germes
que provocam doenças.
Diga não a Poluição e sim a Preservação!!

Sensação de Liberdade!!!

Segundo a Galera eles sentiam-se como se estivessem livres!!

Vegetação

Vegetação é o conjunto de plantas nativas de certo local que se encontram em qualquer área terrestre, desde que nesta localidade haja condições para o seu desenvolvimento. Tais condições são: luz, calor, umidade e solos favoráveis, nos quais é indispensável a água. Além de possibilitar a existência da vegetação, esses fatores também condicionam suas características.

Satisfação!!!


As Três Equipes Reunidas!!

A Natureza!!

O Parque Estadual de Itapuã abriga última amostra dos ambientes originais da região Metropolitana de Porto Alegre.

Segundo o Proprietário Durante a Guerra dos Farrapos Bento Gonçalves Usufrui desta Casa.


Itapuã é um verdadeiro santuário — não só ecológico, mas de lutas e histórias. Sítios arqueológicos indicam que os primeiros habitantes da região foram os índios tupi, guarani e umbu. Já no início do século 18, a área foi doada ao padre português José dos Reis. Em 1770, casais açorianos fundaram a Vila Real da Senhora Santana do Morro Grande, mas abandonaram a área por considerarem o solo ruim (Fonte Secretaria de Cultura de Viamão, Secretário Hélio Ortiz). O local também fez história durante a Guerra dos Farrapos (1835/1845). Tentando impedir a passagem das embarcações imperiais, vindas do Rio para combater os revolucionários, os gaúchos montaram na área verdadeiros fortes nos morros, hoje conhecidos como Morro de Itapuã e Morro da Fortaleza. Para quem visita Itapuã, é ainda possível ver vestígios daquela época. Como se vê, quem vai até Itapuã vai viver ecologia, curtir história e sentir o prazer de estar no meio da mais pura natureza.

Os Animais!!

1º Animal a ser avistado!!!!!!!
Fique Sabendo!!

Lacraia

Reino: Animália
Filo: Arthropoda
Subfilo: Myriapoda Classe: Chilopoda
Ordem: Scolopendromorpha
Família: Scolopendridae
Gênero: Scolopendra

A lacraia é um animal de peçonha localizada nas maxilípedes. É um animal terrestre de vida solitária e carnívora. Alimenta-se de minhocas, vermes, grilos, baratas entre outros. Vivem em ambientes úmidos como pedras, troncos e folhas no solo. Também são encontradas em hortas, entulhos, vasos ou em qualquer parte de uma casa onde não receba luz a fim de evitar a desidratação. A lacraia costuma levantar seu ferrão quando se sente ameaçada e ao picar deposita seu veneno na vítima. O veneno da lacraia não é mortal para o homem, mas é bastante dolorida e as causas variam segundo o organismo de cada pessoa e segundo sua resistência imunológica. O macho deposita suas células sexuais no corpo da fêmea que absorve tendo a fecundação interna.

No Museu!!


Cátia da Equipe Ponta de Pedra "Itapuã em Tupi - Guarani"

No Museu!!!!


Iniciando A Visitação

!
Foto tirada na Museu de Fotografias do Parque!

Alegria e Muitas Espectativa na Visitação!!!

Camila, Helen, Jéssica e Greice.
Mensagem das Meninas!!
Em diversas situações, elementos da natureza que compõem
o meio ambiente, como água, terra e ar, estão comprometidos
e/ou comprometem os seres humanos interferindo na saúde
e na qualidade de vida da população!
Protegendo o Meio Ambiente estamos nos protegendo pense nisso!!
Obrigada.

Parque Estadual de Itapuã.

Beleza Natural do Parque !!!


Prêmio para os Campeões da 1ª Gincana de Escola de Samba Unidos de Vila Esmeralda.

As Equipes foram Premiadas com um Passeio Ecoturistico para o Parque estadual de Itapuã!!!!


A Primeira Gincana da Escola de Samba Unidos de Vila Esmeralda foi um sucesso, foi inspirado no Tema Enredo da Escola para o Carnaval de 2008 "Itapuã" marcado pela emoção e pelo envolvimento da Comunidade, que compareceu em peso na na Quadra dac Escola onde foi realizada a Festa agostina e encerramento da gincana. Além das apresentações musicais, as equipes entoaram um grito de guerra e realizaram tarefas relampago com muita determinação. O público teve a oportunidade de prestigiar também uma apresentação especial dos trabalhos propostos pela Coordenação da Gincana onde hávia uma espodição destes (maquetes e trabalho escrito)contando a história de Itapuã e outro o Parque Estadual de Itapuã.
Devido ao esforço e dedicação das Equipes ficou decidido que todos eram merecedores do prêmio além do mais foi um grande aprendizado para todos, pois adquiriram conhecimento e conciência de que nós seres humanos podemos preservar a natureza e dar a oportunidade de nossos filhos, netos, bisneto, etc... de ter uma vida melhor que eles tenham a mesma oportunidade que nós temos de conhecer e desfrutar com responsabilidade da flora e fauna nativa do nosso Rio Grande do Sul.
Foi uma festa singela e muito bonita, que certamente ficará marcada na história desta Comunidade que fechou com "chave de ouro"!