quarta-feira, 26 de setembro de 2007

1º Princesa e Rainha da Escola!!!!!!!!!!




Corte do Carnaval de Viamão 2007!!!!!!!!!!!



Fique Sabendo!!!!!!!!!!!!


Rei Momo: o rei do carnaval, figura que personifica a folia, geralmente gordo e simpático e que se apresenta fantasiado como os reis europeus da Idade Média. A origem da palavra é grega, Momos, que seria uma representação mímica, o mesmo que Mimo. Na antigüidade, eram farsas satíricas de costumes, sendo que se denominava Momo o ator que representava nessas farsas, com trejeitos grotescos, exercendo zombarias.

Casal de Pasistas!!!!!!!!!!!!!!!


Fique Sabendo!!!!!!!!!


Passista: homem ou mulher que sambam com graça, agilidade, sensualidade e energia e que se apresentam isolados ou aos pares, próximos da bateria. Costumam preencher os claros que a movimentação da bateria pode deixar na pista, em algumas de suas evoluções. Não são quesitos, mas fazem parte da tradição do carnaval. E são cada vez mais raros. Grandes passistas gaúchos foram Birolho, Lelé, Hollywood, Sayonara, Fiapo, Gasparzinho, Sementinha, Vera Furacão e Girózinho. Hoje, destacam-se Pipoca, Ana Marilda e Janaína, entre outras. Um grande passista de renome nacional é Carlinhos de Jesus, consagrado bailarino e professor, comandante da Comissão de Frente da Mangueira, mas, no começo de sua carreira, passista da escola de samba de seu bairro, a Em Cima da Hora, do subúrbio de Cavalcanti, no Rio de Janeiro.

1º Casal de Porta Bandeira e Mestre Sala 2007!!!


Fique Sabendo!!!!!!!!!!!!

Porta-bandeira: A principal figura feminina de uma escola de samba, que conduz seu pavilhão. Atua em par com o mestre-sala. Precisa saber harmonizar-se perfeitamente ao dançarino que a protege e apresenta. O papel de ambos é o de valorizar a bandeira, símbolo sagrado da entidade. Reproduzem a corte do colibri a uma flor, como se pairassem no ar. Nadir, Gilclair, Michelle, Isabel, Júlia, Kizzy, Lígia, Guiomar, Tânia e Paula, entre outras, são famosas porta-bandeiras gaúchas. Wilma, da Portela, Mocinha, Maria Helena, Babi, Lucinha, Selminha Sorriso, Ana Paula e Marcela Alves são destaques do Rio de Janeiro.

Mestre-Sala: dançarino que acompanha a porta-bandeira, com meneios e movimentos de extrema elegância. É o guardião do pavilhão da escola. Deve formar um par muito harmônico com a mulher que conduz a bandeira. Ambos são julgados em um dos quesitos mais importantes e de maior responsabilidade, pois são duas pessoas apenas que podem fazer a escola ganhar ou perder um campeonato.